Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Evento na próxima segunda-feira (19) marcará ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” realizará na próxima segunda-feira (19) palestra alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Com início programado para as 15h, o evento, no auditório do hospital, será aberto ao público e visa fortalecer os mecanismos sociais de proteção a crianças, jovens e mulheres que sofreram este tipo de abuso.

O encontro estará a cargo da médica ginecologista responsável pelo pré-natal de alto risco do Hospital da Mulher, Eliane Terezinha Rocha Mendes. Segundo a especialista, apesar da maioria das vítimas ser do sexo feminino, os profissionais também devem estar capacitados ao atendimento de homens. A médica explica que este primeiro atendimento prestado pelo hospital é feito por equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. “São profissionais especialmente preparados para este tipo de atenção. Os pacientes têm atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos específicos em enfermaria separada nos casos de internação”, detalha Eliane.

Após o atendimento de emergência realizado neste hospital, os pacientes são encaminhados para o ARMI (Ambulatório de Moléstias Infecto-Contagiosas), onde recebem seguimento ambulatorial médico, psicológico e social pelo período necessário para sua estabilização – em média, são acompanhados por seis meses.

Porta de entrada para o atendimento de vítimas de violência, o Hospital da Mulher de Santo André realiza atendimento diferenciado. Mulheres que sofrem abuso sexual, por exemplo, recebem medicamentos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, inclusive para o HIV e gravidez indesejada decorrente do estupro. “Essas profilaxias são muito eficazes quanto administradas em até 72 horas decorrentes do abuso sexual”, esclarece a ginecologista.

ATENÇÃO DIFERENCIADA – De acordo com a psicóloga do hospital, Denise Cristine Duaik Dicieri, a maioria dos pacientes que chega ao serviço apresenta situação crônica, ou seja, são pessoas que estão sofrendo violência sistematicamente há algum tempo. Poucas estão dentro do prazo de 72 horas após a violência sexual – são os casos considerados agudos. Além do atendimento médico, ambulatorial e psicológico, o serviço específico no Hospital da Mulher orienta as vítimas para que o crime seja registrado em uma delegacia de polícia. “Fazemos essa orientação, que é um dos motivos pelos quais as instituições parceiras devem estar sensibilizadas para o acolhimento humanitário das vítimas”, observa a especialista. Em todos os casos, os profissionais fazem a notificação compulsória quando a vítima é criança ou adolescente, mulher e idoso.

Sobre o Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” possui 116 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Oferece mais de 6 mil exames mensais Pronto Socorro (Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual) 24h por dia, tudo isso em área construída de mais de 7mil m².

O Hospital da Mulher realiza constantemente atividades voltadas à população, reforçando a vocação e o compromisso de cuidar da saúde da comunidade.

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados